19 de maio de 2009

Eu e o Triathlon...

Eu tô pra escrever desde ontem mas ainda não havia me empolgado para sentar e escrever, mas agora deu vontade...

Eu venho desanimada pra treinar desda prova de Duathlon, primeiro eu não tinha condições físicas, fiquei com a musculatura bem debilitada, uma fadiga muscular que não me deixava.
Recuperada dessa fadiga voltei a conseguir render fisicamente nos treinos,mas tive uma queda motivacional e psicológica imensa, tava completamente descentradas sem conseguir me concentrar nos treinos, fazia só por fazer, completamente sem foco.
O treino desse sábado( dia 16/05) foi uma bosta, fui pra tentar me animar, ver se conseguia me concentrar e aliviar a cabeça, e também porque me propus mesmo que mal feito não matar treino. Também tinha uns probleminhas nada a ver com triathlon me encomodando.
Meu astral tava horrível uma nuvem negra pairava sobre minha cabeça, eu tava em cima da bike, de corpo presente porque o resto se perdeu por ai, isso é até perigoso porque eu tava meia desatenta, coitada da minha amiga que pedalava comigo.
Na verdade usar o treino como uma válvula de escape não da certo, isso as vezes acaba sendo uma consequência, mas o treino deve ser feito como ele nasceu pra ser, ou seja, um treino, vai concentrado no que ele propõem e solicita (ritmo, intervalos, frequências, volume, etc.) e os beneficios surgiram, seja eles físicos, psicológicos, afetivos, emocionais, sociais e etc.
Sábado foi uma merda, comecei e terminei o treino me sentindo horrível, e me senti pior ainda por treinar com aquele humor e estado de espirito acompanhada, eu sentia como se tivesse fazendo mal pra ela também, mas....
Incrível como as coisas se sucederam com relação aos problemas que tavam me encomodando, cheguei em casa e chutei o balde, quer saber, fo.... todos cada um com seus problemas, o que não tem solução solucionado está, depois que fiz isso, mandei tudo pro espaço e fui dormir, quando acordei parece que as coisas começaram a melhorar.
Recebi e-mail de pessoas queridas que começaram a me animar, conversei por msn com outras e assim meu estado de espirito e humor foi melhorando....
Porém o que mais me animou e motivou, que diga-se de passagem com relação ao Triathlon tudo o que eu precisava era uma motivada, foi meu amado treinador, ele foi competir no Campeonato Pan-Americano de Oklahoma e relatou como foi a prova, fiquei envergonhada pelo meu ataquezinho de frescurite nos treinos.
A questão é que meu treinador é o máximo, depois no falamos por e-mail e ele me relatou com mais detalhes como foi a prova, e de certa forma as palavras que ele usou me motivaram muito...
Domingo eu tinha 21km, progredindo a cada 7km, eu tava meia assustada, será que consigo fazer os tempos solicitados, mas acima de tudo muito motivada pra fazer o treino.
Pra ajudar ainda mais meu treinador me pegou no msn, eu tava me aprontando pra sair era umas 10h30min, primeiro um puxanzinho de orelha...."vai treinar alemoa", e depois ele me, falou um pouco mais da prova e me motivou mais ainda, pô lá de longe e ele se preocupa com essa pangaré aqui, isso me deixou muito emocionada.
Corri sozinha minha parceira decidiu ir só como forma de desafio, ela tava precisando, e de certa forma eu também, só que eu não tive coragem de tomar a decisão de sair sem a companhia dela.
......."Obrigada parceria pela decisão de ir sozinha, de certa forma você decidiu por mim o que eu não consegui decidir, e foi super bom era o que eu precisava".... VALEU!!!!!!
Fiz um baita treino, me surpreendi, agora tô bem confiante pra prova de domingo os 21km de corrida de revezamento.
Continuo super motivada mas hoje me surgiu uma questão muito importante, uma coisa que falei para uma pessoa e acabou ficando na mente, o que comentei foi sobre o Frank meu treinador e um exemplo de pessoa e atleta, eu disse: "ele sabe o que quer e onde quer chegar".....
Bah isso ficou me marretiando na cabeça, junto com o comentário do Frank ( o treinador), 2010 tenho grandes planos pra ti.... Eu disse que vou treinar bonitinho pra corresponder as expectativas dele.
Ai tá o problema, acho que é por isso que me desmotivo tão fácil no esporte, seja ele triathlon, volei, artes marciais,natação, corrida e etc...
Eu não tenho um objetivo a longo e curto prazo, vou só vivendo o momento e uma hora enjoo....
Aonde quero chegar? O que espero e pretendo nesse esporte? Entre outras perguntas que nunca me fiz...
Nunca criei objetivos em esporte nenhum, só ia curtindo e quando enjoava, trocava, mas não consegui largar o triathlon me apaixonei e me achei, agora tenho que aprender a colocar metas a curto e longo prazo, achar aonde quero chegar e o que quero do triathlon, diversão, competição, amigos, viagens, tudo um pouco e outras coisinhas a mais, tenho que criar um foco.
Ter ido pra Elite foi legal aumentou o nível de competitividade e me empenho mais nos treinos, mas isso logo se torna vazio, principalmente quando dá uma pausa nas provas.
Agora tenho que baixar a cabeça, escutar meu coração, mente, treinador e amigos, fazer com que esse seja um esporte que sempre me proporcione prazer e aventura, isso são coisas que gosto e não abro mão.... oh que tri já achei dois objetivos no triathlon ahahah...
Eu não quero que esse esporte se torne vazio, chato e sem sentido, porque não quero largar acho que no triathlon encontrei uma parte da minha vida...


Gurizinhos e guriazinhas BJOS!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Nossa...só agora achei você por aqui...
    texto longo, dormi, acordei lendo-o mas derrepnte li um sentindo nesta história...
    "TODOS TEMOS QUE SABER ONDE QUEREMOS CHEGAR", mesmo que nosso objetivos tenham dimensões diferentes, mas para quem os planeja é a mesma intensidade com que vive cada momente construindo o caminho para alcança-lo...
    Não deixe o triathlon ficar vazio para você, pois não queremos perder sua alegria nos treinos e competições...
    Queremos você sempre por perto, com sua garra, determinação e carisma...

    PS: agora que achei você aqui...vou ler direto...escreve ai heim...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dequinho, muito obrigada , vou tentar escrever textos mais curtos, é que me empolgo ahahah.
    Gurizinho não se preocupa que tão cedo vc não se livra de mim.
    O Triathlo tá dando um novo rumo na minha vida, e o responsável por isso são pessoas queridas e amigas como tu que se fazem presentes nos treinos, competições e minha vida.
    Gosto muito de ti e da Simone, bjos pra vc...

    ResponderExcluir

Abre o coraçãozinho....